Viagem de Carro pelo Nordeste do Brasil

INTRODUÇÃO: UM PANORAMA DA VIAGEM


O que fazer em 20 dias de folga? Botar o pé na estrada, é claro! Aproveitar a oportunidade para ir um pouco além dos limites do cotidiano. E onde exatamente fazer isso? Que tal o nordeste brasileiro, esse pedaço de chão tão distante daqui do sul? Distante não apenas na quilometragem, mas também nas particularidades culturais. Certo! Ótima pedida, pois há bastante tempo aquelas terras ensolarados despertavam enorme curiosidade, aliada a uma vontade de percorrê-lo efetivamente, ao invés de praticar o turismo tradicional, onde normalmente se cai de pára-quedas diretamente em alguma praia do seu belíssimo litoral. Para esta missão, a minha moto acabou não sendo recrutada. Ficou em casa, dispensada por não se mostrar a maneira mais eficiente de consolidar os planos que tínhamos em mente.


Perceberam a segunda pessoa do plural? Sim, desta vez tive companhia na viagem. Minha namorada Alexia embarcou comigo nesta aventura, com disposição semelhante àquela que, em anos anteriores, havia me motivado a atravessar a Patagônia e o deserto do Atacama sobre duas rodas.

Nosso plano consistia em voar de Porto Alegre à Recife e lá alugar um carro. Desta forma, pretendíamos conhecer todos os destinos que “dessem na telha”, sem a preocupação de garimpar transporte público em meio a certas localidades remotas que tínhamos em mente. Com um roteiro cuidadosamente elaborado (créditos à Alexia), duas mochilas e muita disposição, embarcamos no Aeroporto Salgado Filho nas primeiras horas do dia 03/09/09

Quem acabou nos levando a todos esses lugares foi nosso fiel companheiro de viagem, um “possante” e valente Chevrolet Celta 1.0, que provavelmente terminou comendo muito mais poeira do que jamais havia esperado. Sua condução, no entanto, precisou ser cautelosa, tendo em vista o estado deplorável de muitas estradas que enfrentamos, embrenhados no interior da região.

DSC_6979

Após pegarmos o carro, partimos da capital pernambucana em direção ao interior do estado, entrando nas regiões do agreste e do sertão, percorrendo além de Pernambuco, os Estados da Paraíba, Ceará e Piauí. Atingindo o litoral do Ceará, entramos no Rio Grande do Norte e passamos a descer pelo litoral, fazendo todo o caminho de volta até Recife. Em cada parada um cenário novo. Para pernoitar, buscávamos pequenas pousadas ou campings, já que tínhamos incluído uma barraca na bagagem. 

P1030058

Com vocês, a tripulação do celta: Robson e Alexia, dois caucasianos na terra do sol “torrante”, devidamente besuntados com protetor solar. Confortavelmente acomodadas no modesto bagageiro viajavam nossas mochilas. Meus pertences, ainda habituados aos rituais para acomodação de bagagem durante as viagens anteriores de moto, enxergaram o acanhado espaço como um verdadeiro container, para onde podiam ser deliberadamente arremessados. Um luxo só!

E no mais, foi andar por aí, tentando aproveitar ao máximo esta imersão em terras um tanto incomuns sob o ponto de vista dos sulistas. Caderninho de notas e máquina fotográfica em punho, a viagem estava finalmente começando!

Comentários

  1. É isso aí irmão, ficamos no aguardo de mais notícias, abs, NIlson

    ResponderExcluir
  2. É isso aí garoto estou atento nas tuas viagens pois está chegando a hora de partirmos para San Perdo do Atacama com minha Vstron dia 22.10.09 Chapecó SC Tchau.

    ResponderExcluir
  3. Robson!
    -Mais uma vez quero parabeniza-los por teus relatos...
    Transmites a nós simples mortais da fotografia...a realidade que tua camara capta...das cenas cotidianas que teus olhos vislumbram.
    Segue em frente...
    Parabens e boa sorte
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela escolha do destino. Para nós (eu e minha esposa) o melhor destino para as férias é o nordeste brasileiro. Todos os anos vamos para lá! Pretendem voltar novamente? Pois, não tem como deixar de querer retornar, não é? Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, certamente pretendemos voltar outras vezes à região Alessandro, principalmente porque ainda há várias cidades que não conseguimos visitar. Abraço!

      Excluir
  5. Dicas realmente preciosas Robson. Parabéns pelo blog! Mas numa próxima viagem ao nordeste, nao deixe de visitar minha querida Alagoas! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Flavia, Alagoas ficou para uma próxima, mas certamente está nos planos!

      Excluir
  6. Belíssimo passeio! E contado de maneira tão interessante! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Colega. Parabéns pela viagem. Teve alguma situação que o carro ficou "atolado" (areia ou barro)? Tem lugares que deixou de chegar por faltar um 4x4? Obrigado Jeb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeb, pegamos algumas estradas de chão na Paraíba e no Piauí mas nada que ameaçasse o carro. O único lugar realmente idéias que rodamos foi nas areias de Jericoacoara, mas ai quem dirigiu foi o guia, que sabia exatamente onda dava e onde não dava pra passar.

      Excluir

Postar um comentário