Ubajara, Menor dos Parques e Reservas do Brasil

UMA VIAGEM DE CARRO PELO NORDESTE DO BRASIL - PARTE 06

Deixando o Piauí e o Parque das Sete Cidades para trás, entramos novamente no Ceará, subindo a Serra da Ibiapaba na região noroeste do Estado. Viajávamos em direção ao município de Ubajara, que fica a cerca de 850 metros de altitude, onde nos deparamos com um clima mais ameno, e ecossistemas de caatinga e mata úmida.

serra do ibiapaba
Foto 129 – Em Ubajara, fomos conhecer o Parque Nacional de mesmo nome, o menor parque nacional do Brasil.

Foto 130 – A região serrana do Ceará lembra muito pouco do sertão que tínhamos deixado lá em baixo.

Foto 131 – Existe uma trilha dentro do parque. Durante cerca de três horas de caminhada leve, conhecemos alguns dos habitantes locais, como este macaco-prego.

trilha parque ubajara
Foto 132 – Uma parte do trajeto foi nesta antiga estrada, construída por indígenas e jesuítas.

babaçu
Foto 133 – O fruto do babaçu, produto de múltiplas utilidades na região.

Foto 134 – Árvore atingida por um raio há alguns anos. O tronco vem se reconstituindo, com a parte externa envolvendo o núcleo carbonizado.

calango do nordeste
Foto 135 – Um calango exibido posa para a foto.

Foto 136 – Cachoeiras! De todas as caras.

Foto 137 – E de todos os tamanhos.

Foto 138 – Muitas delas são “navegáveis”.

Foto 139 – Neste caso, aí vou eu, navegar é preciso!  Não sou chegado em esoterismo nem nada disso, mas a sensação de “bateria recarregada” é nítida.

gruta de ubajara
Foto 140 – A principal atração do parque de Ubajara é esta gruta. Para descer até lá existem duas opções: pela trilha por onde viemos, ou tomando um teleférico, que veremos adiante.

Foto 141 – A Gruta de Ubajara já é conhecida há uns 300 anos. Na época, exploradores portugueses vagavam por aqui em busca de metais preciosos.  Aposto que não estavam nem aí para a beleza do lugar.

Foto 142 – A gruta foi formada por águas subterrâneas que moldaram as paredes de calcário.

gruta de ubajara
Foto 143 – Nestas paredes, diversos tipos de formações podem ser vistos.

Foto 144 – Os salões da gruta, como não poderia deixar de ser, foram batizados de acordo com o formato de cada estrutura.

Foto 145 – A gruta possui 1.120 metros de extensão, dos quais 420 estão abertos aos turistas.

Foto 146 – Nos locais destinados à visitação, foram instalados pontos de iluminação artificial.

Estalactites e estalagmites
Foto 147 – Estalactites e estalagmites por toda parte.

Foto 148 – O gotejamento de água rica em cálcio vai produzindo, ao longo dos anos, figuras bem interessantes.

Foto 149 – Estaríamos dentro de uma cratera de vulcão?

Foto 150 – Teria sido um excelente set para filmagem de “Viagem ao centro da terra”, de Júlio Verne.

Foto 151 – Sente-se no ar uma umidade forte e um odor característico.

interior gruta de ubajara
Foto 152 – Nos locais onde não existe iluminação, escuridão é total.

Foto 153 – E o silêncio é quebrado apenas pelo sons dos morcegos.

bondinho gruta parque ubajara
Foto 154 – Ufa, a luz do sol! Para retornar pegamos carona neste bondinho. A entrada da gruta localiza-se em uma depressão, 535 metros abaixo da entrada do parque.

A partir da próxima parte terminam os caminhos pelo interior, à medida que nos aproximamos do mar. De agora em diante, passaremos a margear boa parte do litoral nordestino, até chegarmos à cidade de Recife, nosso ponto de partida nesta viagem.

Próxima parte:

Comentários

1. Cara, eu já fui várias vezes ao Ceará, acredita que não conhecia esta serra? Planejo ir em 2010 de motoca. Há um lugar muito bonito por lá, estrada de Santa Quitéria, possue montes rochosos lindos. Uma coisa que não comentou, foi tudo tranquilo, não passou nem um estresse relativo a tentativa de assaltos ou coisa do tipo? Porque me disseram que Paraíba, Pernambuco e Ceará estão bem perigosos... abs, Nilson

2. Robson Dombrosky01/12/2009, 17:39

Realmente, fiquei sabendo que algumas estradas no interior do nordeste são perigosas, é uma região do Brasil com muita miséria. No entanto, rodando sempre durante o dia acho que não há grandes problemas. O pior trecho fica na divisa entre Pernambuco e Bahia, o chamado "polígono da maconha". Felizmente não precisei passar por lá.

3. me senti lá em Ubajara ao ver as fotos e ler teus comentários...

4. Susana Strapassom24/12/2009, 08:51

Muito bacana a idéia de viajar, registrar as paisagens e compartilhar com as pessoas. É como se estivéssemos participando do passeio enquanto observamos as fotos e lemos os comentários de cada uma. Gostei de todas as fotos que vi, mas algumas me chamaram mais atenção, como as das cachoeiras e da gruta. Parabéns!!!

Susana Strapassom

ResponderExcluir
  5. Conheci a Gruta de Ubajara ainda no ano de 1966, não havia estrutura nenhuma, mas a beleza resplandecia, mesmo sem a iluminação de agora e o teleférico...
    Valeu a pena aquela viagem que fizemos, pois depois de tantos anos é que alguns brasileiros se aventuram por lá...
    Vocês acharam as estradas perigosas?
    bs,

6. Robson Dombrosky31/12/2009, 10:02

O maior perigo é você desaparecer dentro de uma das incontáveis crateras no asfalto das rodovias. Alguns trechos são de lascar, mas com calma qualquer um chega.

7. Passeio Lindo, fotos maravilhosas, passiei com vc, faltou mais detalhes descritivos dos locais.
    Parabéns pela viagem aventura.
    Paulo

ResponderExcluir
  8. Muito da hora, o nordeste é uma coisa fantastica... pena que a cultura brasileira sempre se faz sua primeira opcao para o exterior, conheci uma galera gaucha como você em Natal ano passado que fizeram um tuor pelo nordeste de moto, um dia pretendo fazer meu tuor com uma moto tbm..belas fotos

abraço

ResponderExcluir
  9. Eu particularmente acho um exagero dizer que as estradas são tão ruins, especialmente as estradas pernambucanas e cearenses, sem dúvida as melhores do Nordeste. ...Você só tirou fotos das piores.
    Pernambuco também tem cidades serranas lindas, como Triunfo, Garanhuns e Gravatá, mas pelo visto você não passou pelo agreste pernambucano.

Respostas
    1. Olá Júnior! Bem, talvez tenhamos tido mesmo o azar de trafegar nas piores estradas, acredito mesmo que devam existir outras muito melhores do que aquelas pelas quais nós passamos. É, infelizmente não deu pra conhecer todo o Estado, pura falta de tempo, uma pena. Quem sabe numa próxima viagem.