Tiahuanaco: A Origem dos Incas e de Machu Picchu
PORTA DO SOL E OUTROS MONUMENTOS AYMARA: Viagem à Bolívia - parte 6
Ainda baseados em La Paz e tendo sobrevivido à descida de bicicleta pela estrada da morte, fomos visitar outra atração não muito distante da capital boliviana. Trata-se do sítio arqueológico de Tiahuanaco, onde estão as ruínas desta que é considerada a mais antiga cidade da América do Sul. Envolta em mistérios, a cidade foi precursora no desenvolvimento das civilizações andinas anteriores à colonização espanhola, incluindo aí Machu Picchu e todo o Império Inca.
Foto 130 – Tiahuanaco (Tiwanaku em inglês) já foi a capital de um vasto império pré-colombiano.
Foto 132 – As ruínas de Tiahuanaco ficam próximas à margem sudeste do Lago Titicaca, a cerca de 70 km de La Paz, onde tomamos este luxuoso ônibus executivo.
|
Foto 133 – O caminho até lá percorre o altiplano boliviano, com vistas deslumbrantes da Cordilheira Real, uma imponente cadeia de montanhas localizada entre La Paz e o Lago Titicaca
|
Foto 134 – Acredita-se que a área ao redor da cidade de Tiahuanaco já pode ter sido habitada desde 1.500 AC como pequenos aglomerados agrícolas.
|
Foto 135 – Já estamos agora na entrada do sítio arqueológico, onde uma maquete mostra o panorama da antiga cidade, cujas ruínas foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO.
|
Foto 136 – Vários monólitos se encontram dispersos pelo sítio. Este tem 3 metros de altura e é um dos mais importantes.
|
Foto 137 – Outra escultura de mesmo porte, encontrada enterrada a 3 metros abaixo do nível do solo. Acredita-se que tenha sido construído entre os anos 630 e 650 DC.
|
Foto 138 – Esta é a Porta do Sol, o monumento mais famoso de Tiahuanaco. Foi talhada a partir de um único bloco, mede 3 metros de altura, 5 metros de largura e pesa mais de 10 toneladas.
|
Foto 139 – O ano novo dos Aymara (povo descendentes de Tiahuanaco) inicia no solstício de inverno, e costuma ser celebrado em uma cerimônia em frente à Porta do Sol.
|
Foto 140 – No topo do monumento, a imagem do deus sol "Viracocha" o criador da humanidade segundo a crença Aymara.
|
Foto 141 – As inscrições na Porta do Sol recebem diversas interpretações, sendo que a mais aceita descreve o monumento como parte de um complexo calendário solar utilizado para a agricultura.
|
Foto 142 – Este é o chamado “templo semi-subterrâneo”, formado por muros de aproximadamente dois metros de profundidade, onde estão encravadas 175 cabeças de pedra.
|
Próxima parte:
perfeito!
ResponderExcluirParabéns pela matéria ! Estive em Tiahuanaco em 1986 e fiquei fascinado. A Bolívia é uma país com uma cultura, geografia e história maravilhosos.
ResponderExcluirAdorei a materia, Fiquei mais tranquila com a facilide de cesso para o lago e o sitio arqueologico Tihuanaca. Estarei sozinha.
ResponderExcluirOi Valéria. É super tranquilo sim, em La Paz você contrata facilmente o passeio.
ExcluirParabéns pelo relato. O lugar é magnífico.
ResponderExcluirObrigado Cristina!
Excluir