Cidade do México, o Início da Viagem

NOSSA VISITA À CAPITAL DO MÉXICO | Parte 01 


Eis que começava a nossa tão aguardada viagem pela terra dos Maias e dos Astecas! Chegamos na Cidade do Mexico partindo de Porto Alegre em um  voo da companhia peruana Taca, com uma escala em Lima. A viagem durou cerca de 11 horas, com direito a  lindas vistas do Lago Titicaca enquanto sobrevoávamos a região dos Andes bolivianos.

A capital do México, com seus quase 9 milhões de habitantes, é uma das maiores metrópoles do mundo e um ótimo lugar para se apreciar diversas amostras da cultura do país. Com boa vocação para o turismo, a cidade ostenta uma história ao mesmo tempo impressionante e intrigante, pois foi erguida sobre as ruínas de Tenochtitlan, a antiga capital do Império Asteca, então governada pelo poderoso Imperador Moctezuma. A praça central com a Catedral Metropolitana, por exemplo, está hoje sobre o exato local daquilo que um dia foi o Templo Mayor, o centro de um império que por séculos dominou a região da Mesoamérica.


Catedral Metropolitana da Cidade do México
Foto 001 – A imponente Catedral Metropolitana da Cidade do México. Desembarcamos no aeroporto e de lá pegamos o metrô até a praça central, onde demos de cara com este imponente monumento, que ostenta orgulhosamente sua própria bandeira do México. 

praça central zocalo na cidade do mexico
Foto 002 – Ficamos em um hostel no coração do centro histórico da Cidade do México, bem ao lado da enorme praça central, informalmente conhecida como "Zócalo". Ela é margeada pelo Palácio Nacional, sede do poder executivo do país, cuja fachada de 200 metros de comprimento preenche completamente o lado oriental da praça.

Foto 003 – A Catedral estava bem ali, mas optamos por não visitá-la logo na manhã seguinte à nossa chegada, pois o templo permanecia abarrotado de pessoas por conta de uma cerimônia da Semana Santa. Seguimos então para o Museu Nacional de Antropologia, cuja visita é mostrada na parte seguinte deste relato.

Palácio de Bellas Artes, Cidade do México
Foto 004 – Depois da visita ao excelente museu, que por sinal ocupou mais da metade do nosso dia, pegamos um ônibus na famosa avenida Passeo de la Reforma e descemos em frente ao Palácio de Bellas Artes, principal teatro de ópera da Cidade do México. 


Torre Latinoamericana
Foto 005 – Logo ali ficava a Torre Latinoamericana, este prédio imponente de 44 andares, o primeiro arranha-céus do México, construído ainda na década de 50. O prédio é aberto à visitação, onde o principal atrativo é contemplar a vista panorâmica que alcança boa parte da cidade.


vista panoramica da torre latinoamericana
Foto 006 – Praça Zócalo, o ponto central da Cidade do México, vista a partir da Torre Latinoamericana. Daqui se consegue ter uma boa noção da grandiosidade da Catedral e também do Palácio Nacional, que ocupa sozinho uma área de 40.000 m².


Foto 007 – O alto da Torre Latinoamericana também é um ótimo lugar para apreciar arquitetura requintada do Palácio de Bellas Artes, que fica bem ao seu lado. 


mariachis na praça garibaldi cidade do mexico
Foto 008 – Já tinha escurecido quando descemos da torre e caminhamos até a Praça Garibaldi, local de apresentação de vários grupos dos tradicionalíssimos Mariachis. Os guias de viagem são enfáticos quanto aos problemas de segurança na Cidade do México e os arredores desta praça costumavam ser especialmente críticos. No entanto, o governo andou investindo bastante na revitalização deste local turístico e pudemos constatar que de fato a situação parece ter melhorado muito.


mariachis mexicanos
Foto 009 – Voltando aos Mariachis: poucas coisas representam melhor o estereótipo do México do que estes grupos de músicos se apresentando ao lado das mesas dos restaurantes na praça Garibaldi. Impossível não lembrar daquelas cenas de comédia pastelão, onde esse pessoal sempre aparece para arruinar o clima de algum jantar romântico. 


Foto 010 – E por falar em jantar romântico, aí está a Alexia em nosso primeiro contato com a culinária típica mexicana: de olhos vermelhos, a menina ficou “emocionada” com a quantidade de pimenta na comida. Garçom, mais uma Margarita, urgente! 


Foto 011 – No dia seguinte voltamos para visitar com mais tranquilidade a gigantesca Catedral da Cidade do México, sem dúvida um dos principais atrativos turísticos do Centro Histórico


interior da catedral da cidade do mexico
Foto 012 – A catedral é um dos maiores templos religiosos da América Latina, possuindo 5 naves e 14 capelas. Sua construção foi iniciada em 1525 e atravessou três séculos, resultando em uma edificação com traços de vários estilos arquitetônicos, tais como o Clássico, o Neoclássico e o Barroco. 


nave principal da catedral da cidade do mexico
Foto 013 – O interior contém uma rica coleção de arte colonial, composta principalmente por pinturas e esculturas dos mais variados estilos.


Altar del Perdón
Foto 014 – Este é um dos altares da catedral, o Altar del Perdón, datado de 1737. 


Foto 015 – Novamente na parte de fora da catedral, mas agora na outra lateral, onde há uma pequena praça com boa concentração de turistas. Consequentemente, há também boa quantidade de comerciantes de artesanato, artefatos diversos e otras cositas más.


xama mexicano
Foto 016 – Isto deve ser uma espécie de xamã mexicano procedendo algum ritual. O paciente vai feder a fumaça pelo resto do dia, mas presumo que seja por uma boa causa.


Foto 017 – Outro grupo nas proximidades apresentava uma suposta dança típica. Achei a coisa toda meio colorida demais, mas os meus parcos conhecimentos históricos não permitiram mensurar a autenticidade da expressão. 


Palácio do Governo mexicano
Foto 018 – A seguir visitamos o Palácio do Governo mexicano, outra edificação com ares de gigantismo e cheia de pátios internos.  A porta de entrada conduz ao principal deles, todo rodeado por arcos Barrocos. 


murais de Diego Rivera
Foto 019 – As paredes de boa parte do segundo andar do prédio são cobertas por murais pintados pelo artista Diego Rivera, descrevendo a "epopeia do povo mexicano" desde a chegada dos espanhóis até o início do século XX. Sem dúvidas, visitar o Palácio do Governo é participar de uma aula intensiva sobre a história do México.


Museu Nacional de Arte
Foto 020 – Naquela tarde ainda seguimos passeando pelo centro histórico da cidade. Este é o prédio do Museu Nacional de Arte.


ecobici
Foto 021 – A cidade do México, como toda metrópole abarrotadas de veículos que se preze, apresenta sérios problemas de poluição do ar. Neste cenário, nada mais coerente e oportuno do que incentivar a utilização de bicicletas. 


cidade do mexico
Foto 022 – Público para as bicicletas é o que não falta. Isto é um dos calçadões da cidade. Agora, transponha este mesmo cenário para as rodovias. Pronto, você já tem um quadro completo da cidade em horário de pico!


Basilica Nossa Senhora de Guadalupe
Foto 023 – Em outro momento, visitamos também o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, a Santa padroeira do México.  Esta é a Basílica original, construída entre 1531 e 1709. Na década de 70, foi constatado um afundamento do solo, o que fez com que a edificação fosse gradativamente cedendo. Isto motivou a construção de um novo templo, mas simultaneamente foram iniciados trabalhos de restauração para garantir a preservação desta relíquia que é o templo antigo.


Foto 024 – O Santuário de Guadalupe é considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano e um dos mais visitado do mundo, recebendo peregrinações de todo o México.
E esta foi nossa visita à Cidade do México, a gigante capital do país. Na parte seguinte, um capítulo à parte, inteiramente dedicado ao Museu Nacional de Antropologia. Vocês entenderão por que ele merece, esperem só para ver! 



Comentários

  1. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a viagem, quem sabe um dia conheço também.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!!

    Padrísimoo!!!!!!!!! Ctza que vou acompanhar tuas viagens por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Robson, gostei muito do seu relato, bem escrito, objetivo e ilustrativo, as fotos sao lindas! Parabens pelo blog!
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Neusa. Aproveite para conferir as outras vagens publicadas aqui no blog. Abraço!

      Excluir
  5. Robson, bom dia.
    Gostei do que li e do que vi (fotos).
    Viajo com minha esposa inicio de Ago/14 para a Cidade do México por 17 dias.
    Suas dicas me serão muito úteis. Obrigado.
    Abraço,
    Getulio Jucá
    Recife-Pe.
    04/05/14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Getulio, façam bom proveito das dicas e tenham uma ótima viagem!

      Excluir
    2. Getulio, pretendo ir no mesmo período em 2015. Se puder relatar como foi sua viagem (preços e clima) quando voltar, agradeço!

      Excluir
  6. Olá!
    Muito bacana seu ponto de vista da Cidade do México. É uma cidade incrível e com muita, muita coisa pra fazer!
    O México é um país de imensa cultura, e eu vivendo aqui, sempre sou surpreendida com as belezas naturais, os pueblos mágicos e a cor da água do Caribe!
    Vale muito a pena conhecer tudo por aqui!
    Sucesso pra você!
    Mel.
    www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Melissa, concordo totalmente com suas observações!

      Excluir
  7. Robson, boa noite.
    Apenas uma pergunta para acabar minha curiosidade:
    -Quanto um casal gasta com alimentação por dia na cidade do México?
    Obs.: Já tenhop hotel, passeios, etc, etc.....tudo já resolvido e sem problemas.
    Obrigado por seu rtorno!
    Abraço
    Getulio Jucá
    Recife-Pe.
    12/07/14

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Getulio, dá uma olhada na última parte do relato, é uma ficha técnica da viagem, inclusive com uma planilha bem completa de todos os nossos gastos diários, inclusive alimentação:
      http://www.viajenaimagem.com/2013/06/mexico-ficha-tecnica-da-viagem.html

      Excluir
  8. Caro Robson, boa tarde.
    Junto com minha esposa acabamos de ler e ver tudo do que precisávamos de informações.
    Muito obrigado pelo seu retorno.
    Gostei de tudo, das fotos, dos comentários e tudo o mais.
    Abraço amigo,
    Getulio Jucá
    Recife-Pe.
    13/07/14

    ResponderExcluir
  9. mui mui bueno vou morar la mexicoooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Vou ficar 6 a 7 dias no México, gostaria de fazer uma viagem curta para algum lugar próximo da Cidade do México, de preferência com praia, você indicaria algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No quesito distância tem Acapulco, não passamos por lá, mas parece um destino interessante. Outra opção seria pesquisar um voo doméstico para Cancún, talvez dê inclusive para comprar uma passagem aérea do Brasil para lá com stop over na cidade do México, o que sairia bem em conta.

      Excluir

Postar um comentário