Buenos Aires, a Capital do Tango

VIAGEM DE MOTO AO DESERTO DO ATACAMA NO CHILE - PARTE 2


Após a travessia do Rio da Prata, desembarquei com a moto na capital argentina por volta das onze da noite do dia 05/02. Já fora do porto, me deparei com a seguinte situação: procurar um local para pernoitar, pilotando à noite em uma cidade de 10 milhões de habitantes completamente desconhecida e com os habitantes falando outra língua. Apesar dos portenhos não serem conhecidos pela sua polidez no trânsito, a caça noturna ao albergue perdido transcorreu sem maiores problemas. No dia seguinte, bem descansado, me lancei de cabeça na cidade. 

obelisco na avenida 9 de julho em buenos aires
Foto 034 – Aí está ela, Buenos Aires e sua famosa Avenida 9 de julho, a dita mais larga do mundo, que em alguns pontos chega a ter mais de 100 metros. No cruzamento com a Avenida Corrientes está o obelisco, aquele poste metido a besta do qual eles tanto se gabam.

Foto 035 – Bairro San Telmo, o mais antigo da cidade, onde a maioria das fachadas conserva essa cara nostálgica. 

Foto 036 – Plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada, a sede do governo. Um chafariz, uma dúzia de bancos, uma centena de turistas e uma penca de pombos. 
Foto 037 – A imponência dos arranha-céus envidraçados lembra a todos que estamos em uma grande metrópole. Estas janelas iluminadas foram minha primeira visão ao desembarcar na Argentina
Foto 038 – Estilos não contemporâneos entre si aparentemente convivendo pacificamente. 
bairro la boca em buenos aires
Foto 039 – La Boca. Este bairro é um capítulo à parte. Próximo do antigo porto da cidade, foi originalmente habitado por imigrantes italianos de baixa renda.

Foto 040 – A origem das paredes multicoloridas foi justamente a falta de recursos dos moradores. Sem dinheiro para comprarem tintas, pintavam suas casas com os restos das tintas usadas nos navios. Hoje não é mais o caso, mas isso acabou virando a marca registrada do lugar.

Foto 041 – Parece um comício eleitoral, mas são Carlos Gardel, Evita Perón e Maradona. Provavelmente seriam todos eleitos.

Foto 042 – Novamente o Dieguito, vestindo o uniforme do Boca Juniors, clube onde construiu sua carreira. Aqui, achei muito mais prudente chutar o Pelé para escanteio. 

estádio la bombonera
Foto 043 – La Bombonera, estádio do Boca Juniors. O fanatismo da torcida chega a tal ponto que a cor vermelha (do arqui-rival River Plate) parece ser absolutamente proibida nas redondezas do estádio. Nem mesmo a propaganda da Coca-Cola está insenta. Aqui o cartaz da bebida é azul marinho e branco. Mas como sabem, para quase toda regra há uma exceção: veja na foto anterior a imagem de um pobre infeliz desavisado.

Foto 044 – Fotografei um cartaz colado na parede do albergue. Alusão ao famoso gol de mão do Maradona contra a Inglaterra na copa de 1986. Continua dando pano pra manga.

Foto 045 – O Caminito é a rua mais famosa do Bairro La Boca. Como o lugar virou atração turística, nada mais natural que ser tomado por vendedores de souvenires e bugigangas. Mas há também muito artesanato e obras de arte, sempre bem coloridas. Boa idéia reservar um par de horas para o atelier de rua.

el caminito em buenos aires
Foto 046 – O tango, assim como o Maradona, é referência nacional, e eles não deixam ninguém se esquecer disso. Esses painéis para as pessoas enfiarem a cara e tirarem fotos todo mundo conhece, é universal. E não seria aqui que o “fabricante de poses” deixaria de existir.

Foto 047 – E aí está o casal 20, sem o menor esforço, mais esbeltos do que nunca.

dançando tango na rua em buenos aires
Foto 048 – No meu caso, dispensei o tal “fabricante de poses”, pois resolvi usar outro recurso - bem mais convincente, convenhamos. Um traje à caráter, no entanto, provavelmente cairia melhor.

tour bicicleta naranja em buenos aires
Foto 049 – Achei que seria uma boa idéia acompanhar um passeio de bicicleta pela cidade. As distâncias são grandes, sabe como é...

Foto 050 – Bem simpática esta guia. Fiquei o passeio inteiro conversando com ela e acabei não dando muita chance para a moça explicar a cidade para as outras pessoas.

casa rosada sede do governo em buenos aires
Foto 051 – Casa Rosada, sede do governo. Fica naquela praça mencionada antes: Um chafariz, uma dúzia de bancos, uma centena de turistas e penca de pombos... lembra? 

Foto 052 – Tirando eventuais buzinadas de protesto, foi mesmo uma ótima idéia percorrer alguns trechos da cidade sobre duas rodas – estas aqui bem mais leves e fáceis de conduzir que as de uma moto 600cc toda carregada. 

Foto 053 – Para inglês ver. Foi curioso encontrar um negócio desses na Argentina.

cemitério da recoleta em buenos aires
Foto 054 – Este é o vistoso cemitério da Recoleta. Abriga as tumbas de boa parte da nata da sociedade argentina, além de personalidades históricas, tais como Evita Perón, que tenta bravamente descansar em paz em um dos cemitérios mais visitados do mundo.

Foto 055 – Apesar de bastante procurado pelos tietes da Evita, o lugar continua atraente para uma caminhada descompromissada.

Foto 056 – Cruzes!!

Foto 057 – Muitas estátuas, algumas representando as pessoas ali sepultadas, outras meras alegorias ou enfeites. As expressões faciais em muitas delas me chamaram a atenção.

Foto 058 – Esta foi Buenos Aires sob o meu ponto de vista neste passeio, uma pequena fração do que a grande capital tem a oferecer. Espero voltar em outra ocasião com um pouco mais de tempo. 
Nesta segunda parte, meu caminho continuou passando por regiões bem povoadas e estruturadas. A partir da próxima parte, começam as aventuras, as “indiadas” e junto com elas, as paisagens estonteantes. Estou me aproximando da Cordilheira dos Andes.  


PRÓXIMA PARTE:

Comentários

  1. uaaaauuuuuu......que show!!!!adorei as fotos e me senti novamente em B.A., relmente é demais viajar....não tem palavras para descrever!!! Parabéns, estão lindas as fotos e hilário os comentários...legal. Nadia Calixto (irmã gemea da Neide Calixto)

    ResponderExcluir
  2. haha.. muito legal teu blog!;) Louise Luz

    ResponderExcluir

Postar um comentário