El Calafate e Geleiras Perito Moreno
VIAGEM DE MOTO À PATAGÔNIA - PARTE 7
Foto 120 – Seu nome é uma homenagem a um renomado pesquisador argentino, um dos primeiros cientistas e desbravadores a estudar a região.
|
Foto 121 – A atração está localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, ao sul da Argentina.
|
Foto 122 – Estima-se que o Glaciar exista há pelo menos 30 mil anos, sendo uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo.
|
Foto 123 – Enquanto avança a uma velocidade de aproximadamente 2 metros ao dia, enormes blocos de gelo desprendem-se do paredão e caem na água.
|
Foto 124 – O espetáculo vem acompanhado de estrondos impressionantes, muito parecidos com o som de trovões, que contrastam com o silêncio que normalmente reina no local.
|
Foto 126 – Hoje as passarelas protegem os visitantes e delimitam o perímetro da visitação às geleiras, que se estendem por um vale até a encosta das montanhas.
|
Foto 127 – A cor azul do gelo denuncia sua idade. Estes blocos que durante muitos séculos fizeram parte da geleira, agora se separam para finalmente derreterem e desaparecerem nas águas do lago.
|
Foto 128 – O azul, portanto, tem forte presença na paleta de cores da Patagônia.
|
Foto 129 – A proximidade com a cordilheira do Andes faz com que o tempo no local mude com freqüência. Para quem visita o glaciar, é indispensável ter consigo bons abrigos para frio e chuva.
|
Foto 131 – Um condor dos Andes, flagrado em seu vôo solitário, pairando sobre os paredões de gelo.
|
Foto 133 – Lá de cima ele assiste mais pedaços da enorme geleira se desgarrando e encontrando seu fim.
|
Foto 134 – Por sua beleza, importância e riqueza, o Parque Nacional Los Glaciares foi declarado Monumento do Patrimônio Mundial pela Unesco em 1981.
|
Boas fotos,pequeno padawan!
ResponderExcluirjoao
Gosto principalmente das fotos... conhecemos alguns lugares da Argentina e Chile, mas essas que aqui tens são maravilhosas..
ResponderExcluirabs,
Francy e Carlos, grato pelo elogio generoso às fotos. Abraço e boas viagens!
ResponderExcluirSalve Robson!
ResponderExcluirÉ muito bom voltar à estrada com você. As fotos são de fato maravilhosas e retratam bem toda a imponência da Mãe Natureza.
A propósito, parabéns pela conclusão do curso, Engenheiro Robson. Soube que a apresentação do trabalho final foi executada com brilhantismo. Um forte abraço!!!
Pois é... mas é uma pena que eu tenha que colocar as fotos aqui com tamanho reduzido para não pesar a página.
ResponderExcluirUm abraço pro "velho tio"!
Fala engenheiro, adorei seu relato, também é graduado em Letras?
ResponderExcluirCara, minha dúvida em cortar certos trechos deste roteiro, é que estou mais temeroso depois de um tombo e uma clavicula quebrada, mas seus relatos sempre me animam.
Parabéns mais uma vez.
Ary, a formação é só em engenharia, no entanto pratico outras atividades "informalmente", como escrever, por exemplo. Vá em frente com seu projeto, mas por via das dúvidas calma no acelerador!
ResponderExcluirAh sim !! Robson vc já tem algo publicado ou um vídeo que se possa comprar!?
ResponderExcluirAbraço
Selmo G.
Tenho um vídeo que fiz de minha viagem ao Atacama, da uma olhada lá nos links, o endereço está no fim de cada uma das partes daquele relato.
ExcluirBoa noite irmão, parabéns pela viagem, principalmente pelas fotos, gostaria de saber qual equipamento usou nessas fotos, desde já meu muito obrigado.
ResponderExcluirAndré, usei uma Nikon D80, a lente é uma 18-200, não tem uma qualidade ótica suprema mas é bem versátil para viagens.
ExcluirAmei as fotos e legendas. Acabei de chegar de EL Calafate, Punta Arenas e Puerto Natales.
ResponderExcluirAs paisagens são deslumbrantes
Legal Sarah! O Perito moreto é hipnotizante, não é mesmo?
Excluir