Barra de menu

SOBRE O BLOG

O Viaje na Imagem é um blog dedicado ao tema “fotografia de viagem”, tendo como principal linha de publicação os relatos fotográficos de viagens independentes realizadas pelo autor. Por ser um blog de viagens com ênfase em fotografia, seus relatos sempre apresentam uma narrativa estruturada nas fotos capturadas durante o percurso, com legendas que contam a história da viagem em uma linguagem leve e bem humorada, mas ao mesmo tempo mantendo uma abordagem comprometida com os aspectos naturais, culturais e históricos dos lugares retratados.

Além de relatos fotográficos de viagens pelo Brasil e pelo mundo, o Viaje na Imagem também publica textos com dicas relacionadas aos dois temas-base do blog: viagens e fotografia.

As dicas de viagem têm como base as experiências adquiridas em alguns anos de estrada, em temas como planejamento, organização e melhor aproveitamento das viagens. São informações bem abrangentes, mas se aplicam especialmente aos viajantes cujo objetivo principal seja a descoberta e a vivência dos destinos em toda a sua essência, o que normalmente torna a viagem muito mais rica e gratificante.

Os textos da categoria dicas de fotografia, por sua vez, procuram apresentar de forma simples e direta alguns tópicos teóricos sobre o tema, priorizando sempre os aspectos mais importantes e cujo entendimento seja imprescindível para aqueles que desejam melhorar significativamente a qualidade dos seus registros de viagem.


Como tudo isso começou


Minha experiência como blogueiro iniciou em 2006, quando motivado pelo gosto de escrever, criei o Cenas do Cotidiano, onde publicava crônicas sobre assuntos diversos do dia-a-dia, com único propósito de dar vazão aos meus pensamentos (hoje em tenho usado meu perfil pessoal no Facebook para isso).

A partir de 2007, em uma fase de "desapego existencial", me lancei em duas grandes viagens de moto, pelas quais até hoje sou tachado de louco por alguns componentes mais conservadores no meu círculo de convívio: atravessei sozinho o Deserto do Atacama no norte do Chile e a Região da Patagônia, no extremo sul da América do Sul. De volta ao aconchego do lar, acabei dando um tempo nas crônicas do cotidiano, passando então a publicar no blog as fotos dessas duas viagens, todas sempre acompanhadas por legendas que descreviam os lugares e as situações retratadas, servindo assim para contar a história das viagens de uma maneira bem leve e interativa.

A partir daí, não demorou muito para eu perceber que escrever sobre minhas viagens era muito mais prazeroso do que trabalhar com as crônicas do cotidiano, fora o fato que isso fez aumentar muito o tráfego no blog e a minha interação com os leitores. Percebi então que se unisse meu gosto pelas viagens com o interesse pela fotografia, isto resultaria em uma combinação bastante propícia ao desenvolvimento de um blog que me traria muita satisfação em manter. Além de compartilhar as imagens e as experiências das viagens realizadas, eu teria a oportunidade de fazer isso de tal maneira que os leitores também pudessem, de alguma forma, vivenciar aquelas viagens. Este passava a ser, então, o principal propósito daquele blog que um dia tinha nascido como caderno de crônicas.

Mas eis que, passados quatro anos desde que eu havia começado a utilizar o “Cenas do Cotidiano” para colocar no ar as fotos e as histórias de algumas viagens até então realizadas, senti que tinha chegado o momento de desenvolver uma plataforma mais dedicada àquele que passara a ser o tema central do blog: viagens e fotografia.  E foi exatamente durante uma viagem à Amazônia, quando passei três dias em um navio subindo o Rio Amazonas, é que tive tempo de sobra para pensar bastante sobre o assunto e rascunhar várias ideias em meu bloco de notas. De volta dessa viagem, coloquei meus planos em prática e lancei no mundo cibernético este blog que vos fala.


O propósito atual do blog


Hoje posso dizer que o Viaje na Imagem apresenta um formato e uma abordagem ligeiramente diferente daquela tradicionalmente encontrada na “blogosfera” de viagem. Tirando um ou outro post mais específico, a maior ênfase dos relatos fotográficos é dada à retratação artística do lugar visitado, procurando complementar as imagens capturadas com informações relevantes sobre sua história e características culturais mais marcantes.

Por conta disso, as fotos aqui publicadas não são planejadas em torno de uma linha editorial, mas refletem as descobertas diárias e espontâneas de um viajante comum, que ansiosamente aguarda suas férias anuais para pegar a estrada em busca dos lugares mais belos e interessantes que suas possibilidades permitam explorar.

Compartilhando belezas fotografadas e experiências vivenciadas, buscando inspirar, informar e encorajar outros viajantes – com esta frase resumi os propósitos do blog, uma experiência descompromissada levada a sério, além de ser um dos meus divertimentos nas horas vagas. Espero que gostem!


E se você gostou deste blog, veja como pode contribuir para sua valorização:


  • Deixe comentários ao final de cada postagem: Participe deixando suas impressões, opiniões ou contribuições sobre o que foi publicado, ou ainda, use o espaço para fazer perguntas relacionadas ao tema tratado. As respostas serão postadas lá mesmo, seguindo-se as políticas de comentários.
  • Facebook: Clique no botão lá no topo da página e faça parte da fã page do Viaje na Imagem. Quando receber em sua timeline uma postagem que gostar, clique em curtir e também a compartilhe com seus amigos, adicionando algum comentário para convidá-los à leitura daquele post.
  • Google Plus: Se estiver logado no Google, clique no botão  para recomendar o blog ou me adicione aos seus círculos através da janela "ADICIONAR O AUTOR NO G+"

  •  Outras Redes Sociais: Se você estiver presente em outras redes sociais como Twitter ou Instagram, compartilhe o conteúdo do blog por lá também, usando os botões de compartilhamento ao final de cada postagem.

 Obrigado pelo apoio!


SOBRE O AUTOR


Robson Dombrosky, trinta e poucos anos, carioca de nascimento, catarinense de criação, gaúcho por adoção, engenheiro por formação, “escritor” e “fotógrafo” por diversão e um viajante por opção! 


Na foto: Robson Dombrosky, viajante de longa data


4 comentários :

  1. Rob,

    Tô nessa contigo irmão!

    Go !!!!!

    abs,

    Nilson Soares

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu blog, achei fantástico. Encontrei belíssimas imagens e informações para locais que eu gostaria de conhecer. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe onde teus olhos alcaçam.

    ResponderExcluir