Cancun - Onde o México Fica Mais Azul

O CARIBE EM TODA A SUA BELEZA | Viagem ao México – Parte 8


Depois de termos acordado bem cedo e assistido ao nascer do sol na praia em Tulum, partimos rumo ao norte, costeando o mar do Caribe na região de Riviera Maya, importante polo do turismo mexicano localizado no noroeste da península de Yucatán. Quando se fala em destinos turísticos do México, a região é sem dúvida o grande destaque do país, cheia de resorts e hotéis de luxo voltados principalmente ao público internacional. Dirigimos primeiramente até a cidade de Playa del Carmen, que em termos de badalação, parece só perder mesmo para Cancun. 


Foto 130 - Confesso que já visitei lugares cuja beleza não correspondia à fama que lhes era atribuída. Mas devo dizer que esse tal de Caribe faz jus a cada elogio recebido por seus milhões de visitantes.

Playa del Carmen


Foto 131 - Apesar da exploração em massa realizada pelos empreendimentos imobiliários nos últimos anos, não é difícil encontrar por lá algum recanto mais sossegado, onde a diversão possa limitar-se à contemplação da sua natureza privilegiada.


Foto 132 - Como já foi comentado, Playa del Carmen não chega a ser uma Cancun, mas já é uma cidade cosmopolita e de ampla infraestrutura turística, destinada àqueles visitantes que não dispensam um bom trato.


Foto 133 - Um bom trato para os olhos, por sinal! Caminhamos um pouco pela praia antes de prosseguirmos nosso trajeto costeiro.


Puerto Morelos


Foto 134 - A próxima parada foi em Puerto Morelos, um vilarejo no meio do caminho entre Playa del Carmen e Cancun. Marca registrada desta pequena cidade é o antigo farol de sinalização para embarcações, deslocado por um furacão em 1967


Foto 135 - A razão desta escala é o fato de Puerto Morelos estar muito próximo da segunda maior barreira de corais do mundo. A apenas 500 metros da praia já é possível curtir um belíssimo mergulho em águas com grande concentração de vida marinha.


Foto 136 - Embarcamos nesta lancha e, pouco depois, já estávamos mergulhando de snorkel em meio a corais, tartarugas, crustáceos e cardumes de peixes coloridos. Tudo isso em um mar azul-turquesa cristalino, a confortabilíssimos 27 oC.

Cancun


Foto 137 - No fim daquela tarde seguimos para a badalada Cancun, onde passaríamos a noite. Depois de nos instalarmos em uma hospedagem no centro da cidade, saímos com o carro para um passeio noturno pela zona costeira, também conhecida como zona hoteleira, onde praticamente todas as atrações mais famosas de Cancun estão concentradas. 


Foto 138 – Sabe o que é um ponto escuro no meio de um mar azul-turquesa? É o Robson, na manhã seguinte, tentando pegar jacaré nas ondinhas chochas de Cancun.  


Foto 139 – A orla de Cancun é, na verdade, uma ilha estreita e com 22 km de comprimento. Deste lado fica o mar do Caribe com suas belíssimas praias de areia branca e fina. So outro lado, uma lagoa separando a ilha da parte urbana do município.


Foto 140 - Molhes na Punta Cancun, que marcam a divisão entre as praias do lado leste e as que são voltadas para o norte. Este é o ponto onde a ilha, que tem formato de “7”, faz a curva. 


Foto 141 - Que mar hein?! Olhando daqui, torna-se bem compreensível o fato desta região ter sido eleita como principal destino turístico do México, passando desde então a receber tantos hotéis e resorts de luxo.


Foto 142 - E o mar continua igualmente belo de norte a sul da ilha. Na parte sul, um mirante estrategicamente posicionado oferece uma das vistas mais bonitas do mar do Caribe em Cancun.


Foto 143 - Enquanto apreciávamos o mar, eis que surge no céu um bote voador, “navegando” pelos ares caribenhos. O pessoal sabe mesmo como se divertir por aqui!


Foto 144 - Apesar de tão fortemente explorado pelo turismo, o litoral caribenho no México aparentemente vem dando conta de preservar as belezas naturais da região, continuando assim a atrair e encantar tantos visitantes, que movimentam a economia do país. Só nos resta esperar que isto seja de fato a realidade, e que imagens como esta nunca venham um dia a representar um saudosismo relacionado a belezas que tenham deixado de brilhar com tamanha intensidade.



Comentários

  1. Nossa, esse lugar é surreal. Eu amei todas as praias que fui desde Isla Mujeres até a Riviera Maia. A cor é incrível.

    Parabéns pelo blog e pelas fotos! E bem-vindo à RBBV.

    Um abraço,
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Débora. Realmente, a cor do mar impressiona mesmo e justiça seja feita: a fama do Caribe se justifica!

      Excluir

Postar um comentário