México: Uma Viagem pela Terra dos Maias

 A HISTÓRIA DE UMA LUA-DE-MEL NO MÉXICO – Introdução


Entre abril e maio de 2011, minha esposa e eu percorremos diversas cidades do México durante 24 dias, nesta que foi nossa viagem de lua-de-mel. Por um breve momento, nossos planos chegaram a incluir também a América Central, mas tão logo nos debruçamos sobre o mapa do México e começamos as pesquisas sobre a viagem, nos demos conta que este lugar repleto de cultura merecia muito mais atenção do que os poucos dias que tínhamos inicialmente destinado a ele.


mexico road trip
Mexico Road Trip!

mapa de viagem pelo mexico

Planos refeitos e mochilas arrumadas, embarcamos confiantes de que ótimas experiências nos aguardavam no país da Tequila. E certamente não foi diferente! A “lua-de-mel aventureira” rendeu belas imagens, boas histórias e também umas quantas situações inusitadas, que o Viaje na Imagem passa a contar a partir de agora. Junte-se então a nós e acompanhe esta viagem virtual pelo México, que acaba de começar!



México: que país é esse?


O México certamente merece o título de “país grande”. Depois do Brasil, é o mais populoso da América Latina, e o lugar no mundo com mais gente falando espanhol. Está localizado na Mesoamérica, uma região que serviu de berço para muitas culturas antigas que amadureceram até o ponto de se tornarem civilizações avançadas, tais como os Astecas e os Maias.

catedral no zocalo da cidade do mexico
Catedral no centro da Cidade do México

Como não poderia deixar de ser, as ruínas dessas civilizações antigas estão entre as principais atrações do México, juntamente com suas cidades coloniais e o deslumbrante litoral do Caribe, onde a mundialmente famosa Cancun figura como grande destaque. E justiça seja feita, como alguém que mergulhou de cabeça naquele mar, posso atestar que a fama se justifica!   

teotihuacan
Teotihuacan, a maior cidade pré-hispânica da região

campeche em yucatan no mexico
Cidade colonial de Campeche, na região de Yucatán

praia de cancun
As águas azuis e mornas de Cancun

Dentre os muitos patrimônios do México, figura também a própria culinária do país, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial por conservar intacta sua identidade desde as raízes pré-hispânicas. Logicamente, a única coisa que a cozinha local não conseguiu conservar intacta foi a dieta pré-nupcial dos noivos.

tlayudas em oaxaca
Jantar em Oaxaca: Tlayudas con cerveza 

Conhecemos um México de características culturais marcantes, onde o legado ancestral mistura-se às influências do período colonial para juntos formarem a identidade do povo mexicano. A população, de maioria mestiça, foi formada basicamente pela miscigenação entre espanhóis e indígenas, sendo que estes, apesar de já terem se distanciado de suas características pré-hispânicas, ainda preservam elementos culturais que os distinguem do restante da sociedade mexicana.

mariachi mexicano
Os tradicionais Mariachis são marca registrada do México

comunidade indigena no mexico
Comunidade indígena próximo a San Cristóbal de las Casas

Nosso turismo pelo México

  
Este era o país que tínhamos pela frente! Embarcamos em Porto Alegre com destino à Cidade do México, onde daríamos inicio à viagem. Depois de dois dias na capital nacional, alugamos um carro e iniciamos um trajeto circular que se estendeu até a longínqua península de Yucatán, no extremo leste do país. Percorríamos seus caminhos na velocidade que as sinuosas estradas permitiam, viajando em um ritmo que dos dava a chance de conhecer um México mais autêntico, cujas peculiaridades por vezes se escondem em vilarejos à beira do caminho. 

voando sobre a cordilheira dos andes
À caminho do México, sobrevoando os a Cordilheira dos Andes

lago bacalar no mexico
Lago Bacalar, próximo ao litoral do Caribe

teotihuacan no mexico
No alto da Pirâmide do Sol, em Teotihuacan

Em uma segunda etapa da viagem, após devolução do carro alugado, pegamos um voo doméstico até o norte do país, região com uma cara bem diferente do México que tínhamos visto até então. Lá fizemos um passeio por uma cênica ferrovia repleta de pontes e túneis que atravessam cânions gigantes e cortam os desfiladeiros da Sierra Madre Ocidental.  

passeio de trem los mochis a chihuahua no mexico
Locomotiva da companhia Ferromex

igreja de cerocahui
Vilarejo de Cerocahui, na remota região norte do País

barrancas del cobre mexico
Cânion Barrancas del Cobre: maior que o Grand Canyon dos EUA

Esta é uma pequena amostra da nossa viagem ao México, na qual você está agora convidado a embarcar. Nas 11 partes seguintes deste relato, você poderá acompanhar na íntegra as fotos e as histórias que foram sendo escritas à medida que íamos percorrendo este rico país: suas cores, seus sabores, sua gente, seus tesouros - tudo que vimos e sentimos estará registrado neste relato que a partir de agora se inicia. Vamos nessa então! Bem vindos a bordo, e que tenhamos todos uma ótima viagem!    


Comentários

  1. Adoro ver sua percepcão artistica ,cada dia sendo mais agucada.Parabens, Siga em frente,Seu futura será muito promissor.Abraco Romilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Romilda! É o reconhecimento das pessoas que acompanham o blog que me motiva a publicar estes relatos.

      Excluir
  2. esta tudo muito bom aqui se viaja na imagem e bem isto que sabe um dia faremos tambem, este ano depois da pascoa iremos para a argentina/chile/peru via acre em tres motos em casal qualquer coisa postamos aqui tambem
    valeu
    miguel joao e adriane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pretende fazer isso em 30 dias, vai ser pauleira, hein. Boa sorte

      Excluir
  3. Irei acompanhar o seu relato. Só com a apresentação deu-me vontade de acompanhar toda a viaje na Imagem pelas terras do México. Parabéns pelo relato e pelas fotografias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Adelaide! Vou me esforçar para que os relatos continuem despertando este sentimento.

      Excluir
  4. Robson,

    "Cenas do cotidiano" foi que me inspirou a fazer uma viagem ao deserto de Atacama. De 30 de dezembro/2012 a 23/01/2013, em uma XRE300, consegui realizá-la. Obrigado pelas informações que vc incluiu no blog.

    Grato,

    Galbas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galbas, isso que você está dizendo me deixa bastante contente, de verdade. Assim se cumpre o objetivo do Blog: "inspirar e encorajar outros viajantes". Parabéns pela conquista!

      Excluir
  5. Adorei a apresentação do seu blog. Vc escreve muito bem...conseguiu me projetar para a sua viagem e me deixar com vontade de ler todos os outros posts relativos ao México, que já estou incluindo na minha próxima viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e que bom que o relato conseguiu cumprir seu principal objetivo! E boa escolha a sua, pois o México certamente é um país de muitos atrativos e que merece ser visitado!

      Excluir
  6. Caro Robson,
    primeiro parabens pela viagem. as fotos são maravilhosas. agora, quero pedir permissão para aproveitar seu roteiro, que é exatamente o que procurava, uma vez que a muito tenho pesquisado para fazer uma viagem ao méxico e, como sou motociclista, pretendo fazer de moto, que alugarei lá.
    atenciosamente, Robson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí xará! Claro, fique a vontade, as dicas estão aí para isso mesmo, serem aproveitadas! Tem como alugar moto por lá? Isso parece uma ótima idéia!

      Excluir
  7. Olá! Pesquisando sobre dicas sobre o México achei o site de vocês e essa viagem íncrivel que vocês fizeram e vim aqui peedir uma ajuda.
    Comprei uma passagem pra Cidade do México em maio do ano quem vem, e vou ficar um total de 12 dias.
    Como vou à um festival de música (Sonár) e quero muito conhecer a Cidade do México, vou dedicar a ela os 6 dias finais e a idéia era incluir outro lugar no início, de quarta à segunda-feira. Estou na dúvida entre Playa del Carmen ou Oaxaca.
    Estou tendendo mais a passar 5 dias em Playa del Carmen por achar que tem mais opções de passeio diferentes próximos. É possível (e vale a pena) ir até Mérida (melhor que Valladolid?) e Tulum? Não sou daquelas que passam 5 dias estiradas na areia ao sol, queria conhecer a maior parte de facetas do México nesses dias.
    Oaxaca me foi indicada por uma amiga que adora artesanato e me interessou por parecer ter um ar bem “típico” do Méximo, mas 5 dias me parecem muito, talvez poderia combinar com Puebla? Tenho medo de perder uma parte essencial do México se eu não for, e não devo voltar tão cedo.
    Dúvidas, dúvidas, dúvidas… HELP?
    PS: rola ir até Chichen Itza partindo de Playa del Carmen? Ou depois de Teotihuacan chega de ruínas (fica tudo igual?) Também tem as de Tulum, certo? Qual vale mais a pena?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a definição de um roteiro de viagem varia muito de acordo com os gostos pessoais de cada viajante, então vou colocar aqui a minha opinião pessoal, mas lembre de que uma viagem ideal para você não necessariamente inclui os mesmos lugares que visitamos. A não ser que seja uma real necessidade ficar 6 dias na Cidade do México, eu reduziria para uns 3 ou 4, que me parece o suficiente para absorver as principais atrações. Eu não dispensaria Oaxaca de forma alguma, foi um dos meus lugares favoritos no país. Na cidade em si você pode ficar 1 ou 2 dias e então fazer passeios a outros vilarejos menores nos arredores. Puebla também é interessante e bem perto da capital, então acho que vale a pena. Em Mérida não fomos, sendo uma viagem curta eu não me deslocaria até lá só pela cidade em si. Valladolid é uma pequena cidade no caminho para Chichen Itza e com uns cenotes bonitos, não há muito além disso (não que eu tenha descoberto). Tulum tem um visual muito bonito e dá para conciliar um passeio cultural com um banho no mar do Caribe. Playa del Carmen é mais clima de “point”, se você gosta disso tem também a possibilidade de ir até Cancun, cujas praias são inacreditavelmente belas. Considere também as ruínas Maias de Palenque e a cidade de San Cristóbal de Las Casas, de onde saem passeios para cidades indígenas bem peculiares. Desde já, uma ótiva viagem, depois nos conte como foi!


      Excluir
  8. Muito bom.. Adorei tudo, desde as fotos aos comentários carregados de conhecimento. Sou apaixonada pelo México sem nunca ter ido, vou em Abril/2014 e com seus relatos fiquei ainda mais apaixonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Rhayana! Aproveite para ler e se informar sobre a história e a cultura desse belo país, assim sua viagem tem tudo para ser incrível!

      Excluir
  9. Parabéns pelos relatos e lindas fotos!
    Estamos de viajem marcada para o México em 1 de abril e ler suas palavras só me entusiasmou! Sucesso e abraços!

    ResponderExcluir
  10. Ola Robson, eu escrevi um comentário mais cedo hoje mas não apareceu, se por acaso aparecer dois me desculpe! :) Gostaria de te parabenizar e também agradecer pela riqueza de detalhes que vocês nos contaram os detalhes do roteiro. Fiquei bastante interessada em fazer algo semelhantes e se não se importar gostaria de te fazer duas perguntas.. O roteiro entre Cidade do Mexico e Cancun, penso em fazer tambem de carro e levar uns 13 dias. Creio que foi isso que usaram tambem? Voces acharam muito cansativo dirigir nesses dias? Sentiram que foi seguro? Outra duvida é quanto a guias locais nos sitios arqueologicos.. haviam? Pq imagino que conhecer os sitios sem um guia, sera como olhar para um monte de pedras sem ter a menor nocao do que eram ou para que serviam.. para isso pensei em contratar uma parte terrestre de uma agencia mas dessa forma eu nao poderia fazer tudo do meu jeito e ir de carro como voces fizeram. Alguma dica quanto a isso?
    Desde ja te agradeco,
    Soraia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraia, respondi sua pergunta no outro comentário, mas qualquer coisa posta aí. Abraço!

      Excluir
  11. Ola Robson, gostei do seu relato, estou indo ao México em Junho e gostaria de fazer o mesmo passeio que vc fez as Barrancas del Cobre, vc lembra qual é a agência ou o pacote que fez? Foi contratado no Brasil ou no México?
    Desde já te agradeço pela dica.
    Newton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Newton. Negociei ainda no Brasil com a agencia mexicana Balderrama tours (http://viajesbarrancasdelcobre.com).

      Excluir
    2. Muito Obrigado Robson pela sua atenção.
      Abraços,
      Newton

      Excluir

Postar um comentário