Bolívia como Destino Turístico

OS DESTAQUES E OS MELHORES DESTINOS DO PAÍS: Viagem à Bolívia - parte 1


Em meados de 2010, quando contei a alguns amigos que estávamos indo visitar a Bolívia, muitos ficaram surpresos. “BOLÍVIA?? Que diabos vocês vão fazer lá?” Pois é, nem todos entendem de imediato o quão interessante pode ser uma visita a este país, mas nós estávamos convictos. Depois de algumas semanas de planejamento, passagens compradas, mochilas arrumadas e acima de tudo, pré-disposição para encarar as indiadas que normalmente estão associadas a esse tipo de viagem, lá fomos nós para duas semanas em El Estado Plurinacional de Bolívia. Logicamente trouxemos fotos, muitas delas. Portanto, ao longo das próximas semanas, o VIAJE NA IMAGEM estará contando a história dessa aventura. Nesta primeira parte, uma introdução ao país, uma pequena amostra do que ainda está por vir. 


Foto 001 – Agosto de 2010, Robson e Alexia na Bolívia, “foto oficial” da viagem.

Chola boliviana
Foto 002 – Vamos começar com as figuras mais tradicionais da Bolívia. A primeira delas, obviamente, são as Cholas, estas mulheres em trajes típicos de influência indígena. 

lhama
Foto 003 – Não podemos nos esquecer das lhamas, estes simpáticos ruminantes adaptados à altitude e ao ar rarefeito da Cordilheira dos Andes.

Foto 004 – E na atual conjuntura é batata: falou em Bolívia, lembramos logo do Evo 

Foto 005 – Aí as pessoas acabam remetendo aos povos pré-colombianos. No caso, a região onde hoje está a Bolívia, integrava no passado o império Inca, o maior de todos até a invasão espanhola, no século XVI.

Ossada
Foto 006 – O desenrolar dessa invasão e todas as suas consequências dariam um capítulo à parte, mas por hora vamos continuar nos atendo aos aspectos gerais do país.

ônibus de la paz na bolívia
Foto 007 – A capital da Bolívia é a cidade de La Paz, uma surpreendente cidade com mais de 2 milhões de habitantes. 

Foto 008 – La Paz é a mais alta capital sul americana, encravada a 3.640 metros de altitude em meio a um altiplano na Cordilheira dos Andes. 

Foto 009 – Uma das marcas registradas da cidade é sua própria população, predominantemente indígena.

desfile guarda boliviana
Foto 010 – Aqui está localizada a sede do governo boliviano, mas legalmente o país tem outra capital: a cidade de Sucre.

ruas da cidade de Sucre, na Bolívia
Foto 011 – Aí está Sucre, que como não poderia deixar de ser, pertence ao grupo das cidades mais importantes da Bolívia.  

Foto 012 – Outra deste grupo é Potosi, a cidade mais alta do mundo. 

salar de Uyuni, na Bolívia
Foto 013 – Gosta de recordes mundiais? Eis então o Salar de Uyuni, a maior planície de sal do mundo.

lago Titicaca
Foto 014 – Sem esquecer do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

estrada mais perigosa do mundo
Foto 015 – E que tal o antigo caminho que despenca de La Paz a Coroico? É conhecida como a estrada mais perigosa do mundo!

entrada de uma mina no cerro rico em potosi - Bolívia
Foto 016 – Com pesar lhes apresento as minas de prata de Potosi, onde os trabalhadores provavelmente enfrentam uma das condições de trabalho mais desumanas do mundo.

Foto 017 – Dois mineiros em horário de intervalo, no interior da mina em questão.

Foto 018 – Que fica no coração do Cerro Rico, o maior produtor de prata do mundo por volta do ano de 1600. 

Foto 019 – Novamente o Cerro Rico, agora retratado em uma autêntica obra de arte exposta no museu Casa de La Moneda, também em Potosi. 

Foto 020 – Mas nem tudo é assim tão autêntico. Conheçam, por exemplo, a Hunda Titan 150 cc – a Bolívia é de fato um país de peculiaridades. 

tour salar de uyuni
Foto 021 – Que para ser visitado por completo, requer pelo menos algum espírito de aventura.

Foto 022 – Além de uma boa dose de tolerância a situações de desconforto.

Foto 023 – E aos que atenderem estes pré-requisitos, estão reservadas imagens únicas.

cemitétio de trens em Uyuni, Bolívia
Foto 024 – E lugares pra lá de incomuns.

Foto 025 – O Altiplano Boliviano foi o local que mais me impressionou. É um lugar de paisagens quase inacreditáveis, como as da região de Sud Lipez, próximo à fronteira com o Chile. 

Foto 026 – Mas a Bolívia é interessante como um todo, em grande parte devido à forte influência que o povo Inca deixou na população dos dias de hoje. 

Foto 027 – E essa influência ainda pode ser facilmente percebida no vestuário, na alimentação, na música e em nas crenças do povo boliviano.

Foto 028 – Hoje a Bolívia conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes: uma população multiétnica e de grande diversidade cultural.

Foto 029 – É ou não é uma viagem que merece estar na lista de prioridades? Estão convencidos? Então não deixem de acompanhar as próximas partes deste relato, onde mergulharemos de cabeça nessa aventura!  

PRÓXIMA PARTE:
        La Paz, Vibrante e Colorida

Comentários

  1. Margarida Hulshof23/06/2012, 16:17

    Com certeza vou continuar acompanhando com muito gosto! Como não tenho ânimo para aventuras, nada como viajar na imagem... especialmente imagens como as suas!

    ResponderExcluir
  2. Site de uma conhecida:
    http://www.mariaadelaidesilva.net/photo/gallery.htm
    Ela também tem essa mania de viajar e fotografar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, vou dar uma olhada. Site desde 1996! Essa é quase tão veterana na rede quanto você!

      Excluir
  3. É bom te ter de volta à ativa!

    ResponderExcluir
  4. Que bom, mais um país da America do Sul que vamos conhecer. As fotos mostram muito desse peculiar país. Tive um colega de trabalho boliviano, quando estudei e trabalhei no Rio de Janeiro e ele contava coisas e mostrava fotos muito bonitas do seu país...
    Parabéns...
    abs,

    ResponderExcluir
  5. Eliane
    Impactante tua maneira de transmitir a pureza e a simplicidade de um país verdadeiro em seus sentimentos e abencoado pela divina natureza.
    Amo a Bolívia!

    ResponderExcluir
  6. Este novo blog foi uma excelente ideia. Sugiro que você adicione uma de suas primeiras viagens aventureiras; a excursão de ônibus com o grupo de autralianos, da Grécia até a Inglaterra. Apesar de não haver muitas imagens capturadas, o seu relato formará as imagens na mente dos leitores.
    Abração,
    CADOM

    ResponderExcluir
  7. A vontade é grande, inclusive gostaria de fazer de carro essa viagem, mas a coragem é pouca, moro relativamente perto (Campo Grande-MS) e ja tive amigos que ao empreender essa viagem em veiculo próprio enfrentaram problemas, com policiais corruptos e "autoridades" da mesma laia, sem contar que há uma resistencia muito grande da população local em vender combustivel (isso mesmo) para estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Valdez, a Bolívia tem dessas... Mas não se acanhe e embarque no famoso "trem da morte" que hoje já não mata ninguém e te leva para dentro desse belo e surpreendente país. Deixe seu carro na garagem e aproveite o baixo custo do transporte público boliviano, é pura diversão!

      Excluir
    2. Legal.Em breve irei ä Bolívia.

      Excluir
  8. Bolívia foi um dos países que mais gostei dentre os que fui, cultura muito diferente, história, costumes, etc, sem falar nas belezas naturais que são muitas... eu realmente adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E sem falar também que é tudo muito barato por lá!

      Excluir
  9. Lindas fotos...dá vontade de conhecer pessoalmente.
    Parabéns! E desejo boas viagens para 2013!!
    gi

    ResponderExcluir
  10. Estive nos mesmos lugares que você aí na Bolívia e é sempre um prazer rever paisagens tão belas, ainda mais quando as fotos possuem a qualidade como as suas. Parabéns pelas fotos... Fantásticas...
    Jorge Luís Bilek

    ResponderExcluir

Postar um comentário