Nordeste: Belos Destinos, Ótimas Memórias

UMA VIAGEM DE CARRO PELO  NORDESTE DO BRASIL - PARTE 15 (final)

Depois de percorrermos as ruas do centro histórico de Olinda, chegava ao fim nossa viagem de três semanas pela região nordeste do Brasil. Na tarde do dia 23/09/2009, embarcamos de volta a Porto Alegre carregando enorme quantidade de lembranças, sendo que a maioria delas não ocupava qualquer espaço na mochila. Como era esperado, tínhamos encontrado muitas belezas naturais, mas também conseguimos “descobrir” um Brasil diferente daquele com o qual estávamos habituados.

praia deserta paradisíaca nordeste

 Foto 390 – Pergunte a um sulista qual imagem lhe vem à cabeça quando pensa em férias no nordeste, eis aí o que ele provavelmente descreverá.
DSC_7714
 Foto 391 - E justiça seja feita, o nordeste brasileiro não se cansa de brindar seus visitantes com belas praias ensolaradas e de águas mornas. 
DSC_7679
Foto 392 - Mas o nordeste também nos mostra a essência do povo brasileiro.
tapioca
Foto 393 - Um povo que mesmo sem grandes posses, busca sua subsistência. 
DSC_6940
Foto 394 – Um povo que busca adaptar-se à sua terra, muitas vezes tendo que contar com recursos limitados. 
DSC_8355
 Foto 395 – Um povo que produz verdadeiras obras de arte, peças vendidas como artesanato e que servem para retratar um pouco da riqueza cultural da região.
DSC_8324
to 396 – Riqueza que, por sinal, o solo brasileiro sempre teve em abundância. 
DSC_8319
Foto 397 – E sobre o qual foram sendo erguidas, ao longo dos séculos, edificações que hoje temos como herança dos tempos do Brasil colônia. 
DSC_8413
Foto 398 – As igrejas de Recife e Olinda estão lá para nos contar um pouco da história daquela época.
DSC_8339
Foto 399 – E também para lançarem luz sobre o passado, para que as gerações de hoje possam aprender a valorizar esta herança. 
por do sol galinhos
Foto 400 – Só não podem competir com a luz que o sol nordestino é capaz de lançar sobre as praias no tempo presente.
kite surf
 Foto 401 – Sol que é sempre muito bem aproveitado. 
ataque tubarão praia recife
Foto 402 – Pena que para tirar proveito dele, o ser humano nem sempre consegue passar despercebido. Acaba deixando suas pegadas por onde passa e causando interferências na natureza.
DSC_7931
Foto 403 – Ou seja, nossa relação com o meio ambiente nem sempre é capaz de trazer benefícios para todas as partes envolvidas.
lagosta
Foto 404 – Que o digam os que ocupam as posições mais baixas da cadeia alimentar.
DSC_7908
 Foto 405 – E é claro, que o digam as praias. Será que conforto e preservação não são capazes de coexistir?
DSC_8343
Foto 406 - Muitas gerações já passaram e cada vez mais claramente percebemos as marcas que cada uma delas vai deixando.
P1030469
 Foto 407 – Não nos esqueçamos que muitas outras gerações ainda virão. O patrimônio precisa continuar lá, para seguir sendo admirado e registrado na memória, preenchendo lembranças e megabytes.
DSC_8380
 Foto 408- O nordeste é um retrato do nosso Brasil, belo e sorridente. No entanto, perceba como a beleza deste sorriso foi acentuada por uma maquiagem colorida, delicadamente preparada para produzir encantamento nos espectadores. Dependendo de como se olha, não se encherga o rosto de de feições tristes que por vezes está bem diante de nossos olhos.
DSC_8417
 Foto 409 – O nordeste brasileiro sabe como encantar aqueles que estão dispostos a observá-lo com olhos mais atentos. Da mesma forma, a região também é generosa com os que buscam não mais que um merecido descanso em suas lindas praias, onde se pode assistir tranquilamente a vida passar enquanto as preocupações do dia-a-dia são atropeladas por um prato de petiscos de camarão e afogadas por um copo de caipirinha. Mas se você estiver disposto a ir um pouco além disso, a região lhe proporcionará uma viagem realmente gratificante. E uma viagem gratificante não necessariamente limita-se à busca por lazer, repouso e conforto, mas passa também pela busca por um patrimônio preservado. E esse patrimônio não é feito apenas de pedras e tijolos, não é formado só por florestas, dunas ou praias. Patrimônio de uma terra é, além de tudo isso, o modo de viver de uma comunidade, a história do povo, suas tradições e manifestações culturais. Portanto, se tiver a oportunidade não tenha dúvidas: vá, conheça e volte ainda mais orgulhoso do seu país. Afinal, qual outro no mundo tem a honra de ser, de igual forma, tão imenso e tão imensamente belo?

FIM

Comentários

  1. A foto 400 é em Galinhos - RN?

    ResponderExcluir
  2. Robson Dombrosky07/06/2012, 15:06

    Sim, a foto 400 é em Galinhos!

    ResponderExcluir
  3. Linda e emocionante reportagem, um dia voce vai escrever um livro ou um guia de viagem, garoto talentoso ! abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário