O Deslumbrante Lago General Carrera

VIAGEM DE MOTO À PATAGÔNIA - PARTE 6


No último dia de percurso pela Carretera Austral, o caminho passou a margear um belíssimo lago de águas azuis. Tratava-se do lago General Carrera, na XI Região do Chile, cujas belezas vão além daquilo que os olhos conseguem enxergar a partir da beira da estrada. Durante um breve passeio de barco por suas águas, um lugar impressionante acabaria se revelando, um lugar que resolvi chamar de “a montanha de mármore”.

Foto 097 – Eis que o lago vem surgindo.
Foto 098 – E vai aos poucos revelando sua grandiosidade. É o mais profundo da América do Sul, com até 590 metros de profundidade. 
Foto 099 – Suas águas são compartilhadas entre Argentina e Chile. No Chile é conhecido como Lago General Carrera, enquanto que na Argentina recebe o nome de Lago Buenos Aires.
Foto 100 – Cercado pela cordilheira dos Andes, é um lago de origem glacial, o que explica seu azul intenso.
Foto 101 – Até a construção da Carretera Austral, o lado chileno do lago permaneceu isolado, sendo somente acessado a partir da Argentina.
Foto 102 – A estrada permitiu, portanto, a “conexão” do lago com o resto do país, expandindo o turismo na região, exatamente como ocorreu com os demais vilarejos mostrados nas partes anteriores.
Foto 103 – O clima nas redondezas é frio e ventoso. Ventos fortes muitas vezes tornam a navegação perigosa, mesmo para grandes embarcações.
Foto 104 – O que não é bem o caso desta lancha que tomei no vilarejo de Puerto Tranquilo.
Foto 105 – A lancha navega por cerca de vinte minutos até começar a contornar a margem rochosa: é mármore maciço.
Foto 106 – Lá adiante, a montanha parece flutuar por sobre as águas. Pequenas cavernas começam a surgir.
Foto 107 – Já estamos prestes a entrar nas “catedrais de mármore”, como são conhecidas estas formações.
Foto 108 – A lancha chega mais perto.
Foto 109 – Ao longo de muitos séculos, a água foi polindo a rocha, criando cavernas e grutas com paredes que vão desde o mais puro branco até o cinza, passando por tons rosados, azuis e amarelos. 
Foto 110 - Explorando o interior das catedrais de mármore.
Foto 111 – O local se assemelha a um pequeno labirinto, onde o barco precisa se apertar para entrar.
Foto 112 – Em algumas partes, as rochas apresentam um acabamento mais rústico, com menos polimento.
Foto 113 – E outros locais, o acabamento é classe A.
Foto 114 – Senhoras e senhores, queiram abaixar suas cabeças.
Foto 115 – Catedrais e capelas: as maiores formações são conhecidas como Catedrales de Mármol. As menores, Capillas de Mármol. Uma diocese completa.
Foto 116 – Pedra, água e mato.
Foto 117 – Barquinho muito similar àquele onde eu estava. O retorno foi divertido: o vento forte levantava ondas que faziam a lancha saltar. A única preocupação era a de proteger a câmera conta um banho indesejado. 
Foto 118 – Mas ela sobreviveu. Contente pela captura destas imagens, retorno até a moto e sigo meu caminho. A montanha de mármore fica para trás. 

Comentários

  1. ainda quero ter a oportunidade de conhecer este lugar!

    ResponderExcluir
  2. Mais uuma destinaçao à conhecer na minha listinha ... Maravilhoso !

    ResponderExcluir
  3. awesome ! Belissimas fotos, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, mas não consegui entender se era o lado Argentino ou o Lado Chileno que ficam as cavernas de mármore...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ficam no lado Chileno, às margens da Carretera Austral.

      Excluir
  5. Robson. Parabéns pelas imagens incríveis que você postou. Eu estou indo para Ushuaia em dezembro de 2014, e durante as pesquisas sobre as viagens para lá encontrei seu site. Mais uma vez minhas congratulações pelas fotos e pelo site. O meu é www.selmobonatto.blogspot.com e www.selmobonatto.com. Grande abraço e boas viagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Selmo, eu mesmo não consegui chegar até Ushuaia, foi por muito pouco, mas me faltou tempo. Boa viagem pra você!

      Excluir
  6. Gostei de mais de suas fotos,pessoas como VC inspira a muitos a sair para realizar nossas vontades e sonho aida mais sozinho. Parabéns pelas fotos e viagem quero dizer aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! O objetivo do blog é justamente esse, inspirar outros viajantes. Abraço!

      Excluir
  7. Lindo lugar e uma boa dica para uma futura viagem - espero...Fiz alguns passeios pela Carretera Austral mas nem sabia deste lugar e nenhum guia ou agência comentou a respeito, quando estive em Puerto Montt e Puerto Varas. Lindas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Hilda, realmente estranho não terem mencionado, possivelmente porque para as agências não deve ser economicamente interessante levar as pessoas lá. É por essas e outras que gosto de fazer pesquisas independentes antes de minhas viagens, você sempre acaba descobrindo lugares especiais.

      Excluir

Postar um comentário