Trekking em Torres del Paine

VIAGEM DE MOTO À PATAGÔNIA - PARTE 9


Na ocasião desta viagem memorável ao extremo sul da América do Sul, além de percorrer de moto os confins de Chile e Argentina, tive a oportunidade de realizar duas belas caminhadas em regiões privilegiadas pela natureza. O gasta-sola durou 2 dias em El Chatén, na Argentina, e mais 4 dias no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. 

Foto 153 - A primeira etapa da empreitada foi nesta cidadezinha, conhecida como a capital argentina do trekking. É o lar do famoso Cerro Fitz Roy, montanha admirada por alpinistas do mundo todo.
Foto 154 - El Chaltén foi fundada apenas em 1985, em meio a conturbadas disputas territoriais, na região de divisa entre Chile e Argentina. Por enquanto não passa de um vilarejo que conta com uma razoável infra-estrutura à trekkers e escaladores. 


Foto 155 - Quando cheguei ao lugar, o tempo andava fechado e não conseguia enxergar as famosas montanhas. Por isso só pude sentar e esperar pelo dia seguinte, na esperança de melhora meteorológica
Foto 156 - Infelizmente não tive sorte. Para não comprometer o restante da viagem esperando até que o tempo se dispusesse a melhorar, coloquei o mochilão nas costas e parti para o acampamento próximo à base da montanha debaixo de chuva.
Foto 157 - Mesmo sem poder ver o imponente Fitz Roy ao vivo, os dois dias de caminhada aos seus pés mostraram-se uma experiência bastante recompensadora.


Foto 158 - O outro lugar que conheci à pé foi o Parque Nacional Torres del Paine, no extremo sul do Chile, mundialmente conhecido pelos amantes da natureza. 
Foto 159 - Aqui foram 4 dias de caminhada, com a mochila recheada de roupas, comida e uma pequena barraca. Já a água, provenientes do derretimento das geleiras, poderia ser bebida a partir de qualquer fonte encontrada pelo caminho, sempre pura e cristalina. 
Foto 160 - O parque nacional Torres del Paine bastante grande, o circuito que dá a volta completa leva cerca de dez dias para ser completado. 
Foto 161 - Um dos atrativos do parque são suas formações rochosas peculiares, que convivem em grande harmonia com geleiras, florestas, lagos e cachoeiras 
Foto 162 - Estas são as “torres” que dão nome ao lugar, avistadas logo no meu primeiro dia no parque, após cerca de 6 horas de caminhada em terreno de bastante aclive. Novamente, pouca sorte com a meteorologia. 
Foto 163 - Fazia muito frio e já estava começando a escurecer. Por isso, logo desci deste ponto até mais abaixo, onde estava acampado.
Foto 164 - Muitas são as travessias que precisam ser feitas. Algumas são rios bem consideráveis, com grandes pontes já construídas. 
Foto 165 - Outras vão sendo arranjadas conforme a necessidade.
Foto 166 - Na década de 90 houve um grande incêndio no parque, causado por algum infeliz ao acender uma fogueira no parque, o que é terminantemente proibido.
Foto 167 - O clima é extremamente instável, a toda hora muda. A capa de chuva precisava estar sempre preparada.
Foto 168 - Só existe uma certeza dentro do Torres del Paine: vai chover! Ah sim, existe também uma possibilidade: pode ser que chova o tempo todo. 
Foto 169 - O sol resolveu se fazer de difícil e só deu as caras de verdade a partir do terceiro dia.
Foto 170 - O vento forte também foi marca registrada. Por vezes ele chega a desequilibrar a pessoa durante a caminhada. Obviamente a mochila pesada também contribui.
Foto 171 - De qualquer forma é o visual é belíssimo, o negócio é deixar se contagiar pela natureza e entrar no clima.
Foto 172 - Chega uma determinada hora, acampando no mato e caminhando o dia inteiro em trilhas, que a gente começa a se sentir um pouco como bicho mesmo. A interação com o local parece crescer e os sentidos ficam mais apurados para os sons e os detalhes à volta. Nada como deixa-se contagiar.
Foto 173 - Nesta parte do relato, seguimos com as imagens registradas durante o trekking no Parque Nacional Torres del Paine, localizado no extremo sul do Chile.
Foto 174 - Este é o Lago Nordenskjold, avistado a partir de uma colina.
Foto 175 - Lago Peohe, fotografado de um ponto bem próximo à sua margem.
Foto 176 - Acampamento “Britânico”, gratuito, mas totalmente selvagem. Nestes espaços não costuma haver qualquer infra-estrutura, quando muito uma latrina para evitar práticas indesejadas, que aqui denominaremos “depósito de material indesejado em local indevido”.
Foto 177 - Com vocês, Robson e sua casa itinerante, durante os 4 dias de caminhada dentro do parque.
Foto 178 - Um bom local para se espreguiçar de manhã cedo. Convidativo, não?
Foto 179 - Los Cuernos del Paine, uma cadeia que pode ser avistadas de muito longe.
Foto 180 - Esta foi de tirar o fôlego do fotógrafo! O flagrante de uma avalanche descendo a encosta da montanha, acompanhada pelo ruído como de trovões.
Foto 181 - Fim da linha em uma das pernas do circuito “W”, próximo ao acampamento Britânico, dentro do Vale del Frances.
Foto 182 – Os enormes blocos de granito aparentemente têm uma idade bem inferior às montanhas existentes no Brasil. Nota-se pelo formato acentuado das escarpas, sinal de que foram muito menos erodidas do que as formações encontradas em solo brasileiro.
Foto 183 – Relva dourada às margens do Lago Peohe.
Foto 184 - Toda esta área foi afetada pelo grande incêndio de 2005, citado na parte anterior. Repare nos troncos mortos das antigas árvores.
Foto 185 - Novamente Los Cuernos, sempre um chamariz para a lente fotográfica.
Foto 186 – Infinitas possibilidades de enquadramento. 
Foto 187 – As incontáveis cachoeiras e cursos d’água, proveniente do derretimento de gelo no topo das montanhas.
Foto 188 - O terceiro dia dentro do parque foi o menos árduo, mas foi também o mais longo: cerca de 9 horas de caminhada, com boa parte do caminho margeando o grande lago Nordenskjold.
Foto 189 - Formações curiosas na base do Cerro Paine Grande. Esta foto foi tirada de muito longe, não consegui identificar o material de cor branca, mas não creio que seja gelo.
Foto 191 - Vista do apartamento 901: excelente orientação solar, vizinhança pacata e baixo valor de condomínio. Área servida pelas principais linhas ônibus da região, cujo terminal localiza-se a apenas uma semana de caminhada da porta de sua casa.
Foto 192 - Lago Grey. Flutuando em suas águas, alguns blocos desgarrados da geleira de mesmo nome. 
Foto 193 - Descansando às margens do lago Grey, já nos momentos finais do trekking em Torres del Paine. A esta altura os joelhos já haviam começado a choramingar.
Foto 194 - Fim da linha. Neste ponto tomei um barco que atravessa o lago Peohe até próximo a uma das portarias do parque. Lá se pode pegar um ônibus para o retorno à cidade de Puerto Natales, onde a moto havia ficado guardada. Assim me despedi do Parque Torres del Paine.

Um dos maiores objetivos da viagem tinha chegado ao fim. Era chegada a hora de rumar para norte.

Comentários

  1. lindo o arco-íris da foto 167!!! parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Robson, esses parques as trilhas tu se orientou com o quê? Gps? abs,

    NIlson

    ResponderExcluir
  3. Robson Dombrosky23/07/2009, 21:24

    Olá Nilson! Não há a menor necessidade de gps, pois as trilhas são bem demarcadas. Na entrada do parque você ainda consegue um bom mapinha

    ResponderExcluir
  4. Robson, estive neste Parque quando fui ao Ushuaia, porém não fiz as caminhadas pois estava descansando. Como é lindo e convidativo para eu voltar.
    Parabéns mais uma vez pelas postagens.

    ResponderExcluir
  5. Mariana (prima)29/07/2009, 11:29

    Cada foto maravilhosa!!! Cenários maravilhosos!!! Fica até difícil de escolher o mais bonito!!!

    ResponderExcluir
  6. Patagonia, patagonia... É um lugar mágico!
    Estou com um segundo blog:
    http://gentedomundo.blogspot.com
    Se puder deixar o link na sua página, agradecemos! hehehe
    Este é meu e da Deise, e tem um foco um pouco diferente do Andarilho (que continuo mantendo também!).
    Valeu,
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário