El Calafate e Geleiras Perito Moreno

VIAGEM DE MOTO À PATAGÔNIA - PARTE 7


A esta altura, eu já estava no décimo sexto dia de viagem e quase no extremo sul da América do Sul. Depois de enfrentar a temerosa Ruta 40 (que veremos na parte seguinte), cheguei até a cidade de El Calafate, bastante visitada, não tanto pela cidade em si, mas principalmente pela proximidade do imponente Glaciar Perito Moreno, umas das mais famosas atrações da região da Patagônia Andina.

Foto 119 – Com paredes de até 60 metros de altura - do tamanho de um edifício de vinte andares, o Perito Moreno é uma das grandes geleiras do Campo Continental Sul, a maior concentração de gelo do mundo fora dos pólos.
Foto 120 – Seu nome é uma homenagem a um renomado pesquisador argentino, um dos primeiros cientistas e desbravadores a estudar a região. 
Foto 121 – A atração está localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, ao sul da Argentina. 
Foto 122 – Estima-se que o Glaciar exista há pelo menos 30 mil anos, sendo uma das únicas geleiras do planeta que continua crescendo.
Foto 123 – Enquanto avança a uma velocidade de aproximadamente 2 metros ao dia, enormes blocos de gelo desprendem-se do paredão e caem na água. 
Foto 124 – O espetáculo vem acompanhado de estrondos impressionantes, muito parecidos com o som de trovões, que contrastam com o silêncio que normalmente reina no local.
Foto 125 – Em tempos passados, algumas pessoas, ao se aproximarem demais, chegaram a morrer atingidas por pedaços de gelo. Lá ao fundo pode ser visto um barco turístico (bem grande), que quase some diante da imagem do paredão gigante.
Foto 126 – Hoje as passarelas protegem os visitantes e delimitam o perímetro da visitação às geleiras, que se estendem por um vale até a encosta das montanhas.
Foto 127 – A cor azul do gelo denuncia sua idade. Estes blocos que durante muitos séculos fizeram parte da geleira, agora se separam para finalmente derreterem e desaparecerem nas águas do lago.
Foto 128 – O azul, portanto, tem forte presença na paleta de cores da Patagônia.
Foto 129 – A proximidade com a cordilheira do Andes faz com que o tempo no local mude com freqüência. Para quem visita o glaciar, é indispensável ter consigo bons abrigos para frio e chuva.
Foto 130 – Neste quesito, equipado para muitas horas de pilotagem sob as severas intempéries andinas, o motociclista que vos fala nem sequer tomou conhecimento do vento cortante ou da garoa intermitente. 
Foto 131 – Um condor dos Andes, flagrado em seu vôo solitário, pairando sobre os paredões de gelo.
condor dos andes a maior ave de rapina do mundo
Foto 132 – O condor andino é a maior ave de rapina do mundo, sua envergadura pode passar dos 3 metros. Está ameaçado de extinção e por isso não é muito comum avistá-lo. Durante a viagem encontrei apenas dois: este aí e um outro, empalhado em um museu de Bariloche. 
Foto 133 – Lá de cima ele assiste mais pedaços da enorme geleira se desgarrando e encontrando seu fim. 
Foto 134 – Por sua beleza, importância e riqueza, o Parque Nacional Los Glaciares foi declarado Monumento do Patrimônio Mundial pela Unesco em 1981.
Foto 135 – O grande Perito Moreno confirma sua fama, e no meu caderno de apontamentos, muitas linhas acabam preenchidas pela descrição de sua magnificência. São páginas e mais páginas que, ao longo de toda esta bela viagem, seguem sendo diariamente escritas.

Comentários

  1. Boas fotos,pequeno padawan!
    joao

    ResponderExcluir
  2. Gosto principalmente das fotos... conhecemos alguns lugares da Argentina e Chile, mas essas que aqui tens são maravilhosas..
    abs,

    ResponderExcluir
  3. Robson Dombrosky06/07/2009, 13:17

    Francy e Carlos, grato pelo elogio generoso às fotos. Abraço e boas viagens!

    ResponderExcluir
  4. Francisco Fiusa06/07/2009, 21:24

    Salve Robson!
    É muito bom voltar à estrada com você. As fotos são de fato maravilhosas e retratam bem toda a imponência da Mãe Natureza.
    A propósito, parabéns pela conclusão do curso, Engenheiro Robson. Soube que a apresentação do trabalho final foi executada com brilhantismo. Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Robson Dombrosky07/07/2009, 01:17

    Pois é... mas é uma pena que eu tenha que colocar as fotos aqui com tamanho reduzido para não pesar a página.
    Um abraço pro "velho tio"!

    ResponderExcluir
  6. Fala engenheiro, adorei seu relato, também é graduado em Letras?
    Cara, minha dúvida em cortar certos trechos deste roteiro, é que estou mais temeroso depois de um tombo e uma clavicula quebrada, mas seus relatos sempre me animam.

    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  7. Robson Dombrosky14/07/2009, 20:15

    Ary, a formação é só em engenharia, no entanto pratico outras atividades "informalmente", como escrever, por exemplo. Vá em frente com seu projeto, mas por via das dúvidas calma no acelerador!

    ResponderExcluir
  8. Ah sim !! Robson vc já tem algo publicado ou um vídeo que se possa comprar!?
    Abraço
    Selmo G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um vídeo que fiz de minha viagem ao Atacama, da uma olhada lá nos links, o endereço está no fim de cada uma das partes daquele relato.

      Excluir
  9. Boa noite irmão, parabéns pela viagem, principalmente pelas fotos, gostaria de saber qual equipamento usou nessas fotos, desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, usei uma Nikon D80, a lente é uma 18-200, não tem uma qualidade ótica suprema mas é bem versátil para viagens.

      Excluir
  10. Sarah Moreira Alves22/02/2016, 19:48

    Amei as fotos e legendas. Acabei de chegar de EL Calafate, Punta Arenas e Puerto Natales.
    As paisagens são deslumbrantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Sarah! O Perito moreto é hipnotizante, não é mesmo?

      Excluir

Postar um comentário